Modelagem sucesso ou insucesso




A modelagem é parte integrante da Pnl. Foi mesmo o início da Pnl. De fato, a PNL começou quando Richard Bandler e John Grinder modelaram os padrões de linguagem e de comportamento dos trabalhos de Fritz Perls (fundador da terapia Gestalt), Virginia Satir (fundadora da terapia de família e da terapia sistêmica) e Milton H. Erickson , M.D. (fundador da Sociedade Americana de Hipnose Clínica).

A grande questao será, e quando o modelo escolhido não é o mais apropriado ?

Esta situação é ainda mais complicada quando se trata de crianças. O que é que pode ser feito ?

Estabelecer objetivos desde cedo, aumentando assim as probabilidades de as nossas crianças se identificarem com um modelo, que as possibilite crescer de uma forma coerente com os seus principios.

Aqui os Pais e professores, têm um papel fundamental.

Em algum momento da nossa vida, identificamo-nos com determinado modelo. Esses modelos que fomos reunindo durante a nossa existencia, Irão fazer parte do nosso reportorio pessoal de comportamentos disponíveis a serem aplicados em determinado contexto.
A modelagem poderá ser um processo complexo, ou nem tanto. As novas descobertas no campo da neurociência, falam-nos dos neurónios espelho. Basicamente garante-nos a capacidade de copiar os movimentos e não só, de alguém que estamos a observar.

Qual sera o proximo passo em relação à modelagem ?

Segundo o Professor de Jeet Kune Do Bruce Lee, “Always be yourself, express yourself, have faith in yourself, do not go out and look for a successful personality and duplicate it.”
Poderá ser então este o proximo passo ? Será que ao nos conhecermos ao ponto de identificarmos, a nossa relação com mundo e os níveis neurológicos poderemos então contribuir realmente com algo novo ?
Acredito que sim. Cada um de nós é uma chama única e fundamental para alimentar a grande fornalha que é a vida.

Amatsu Tatara

Comentários