Definir Objetivos, uma atitude vencedora !!!





Estamos a meio do Verão.

No início deste ano, é possível que tenha definido objectivos para as diferentes áreas da sua vida, mas com o passar dos dias, vamos perdendo o foco e a energia, sentiu falta de recursos e começou a acreditar que não era capaz.
Por que razão isto nos acontece?
Porque nos focamos naquilo que nos falta e nos limita, em vez de manter o foco no que queremos.

Pare uns momentos para pensar no que o impediu de avançar.
Pergunte a si mesmo: “O que está a acontecer comigo?” O que é que eu posso fazer para mudar esta realidade?”
Lembre-se, coloque-se em “Causa” face ao problema, assumindo a responsabilidade por criar novos comportamentos que levam à AÇÃO e a novos Resultados

10 Chaves para Atingir Objectivos Realizáveis

  1. Tem de ser formulado de uma forma positiva – O que quer especificamente? Quando vai atingir? Estabeleça um limite temporal.
  2. Especifica a situação Actual – Onde está agora, comparado com o que quer? É mais fácil ir na direcção daquilo que se quer do que fugir daquilo que não se quer.
  3. Tem de ser iniciado e mantido por mim, trabalhamos com outras pessoas, mas a questão é se estou suficientemente no controlo do meu objectivo.
  4. Específica o Resultado – Quanto mais completa a descrição do que deseja mais pode perceber as oportunidades. “Onde, quando, como, e com quem quer atingir o objectivo? O objectivo deve ser escrito no presente e deve ser uma descrição do que querem. Não deve ser “eu quero fazer mais dinheiro…” mas sim “agora eu faço…, tenho…. (especificamente o que querem). Definir o primeiro passo é extremamente importante para que se concretize.
  5. Especifica o Procedimento de Evidência ou seja como vais saber se o atingiste? – O que sentirei, verei e ouvirei quando o alcançar.
  6. É ecológico? – Ninguém existe sozinho, fazemos parte de um Sistema Maior. Ecologia não tem apenas a ver com o que se passa connosco, mas também com o que vai acontecer com o resto das pessoas na minha vida, família, ambiente de trabalho, amigos, colegas, a sociedade, o planeta. É bom verificar se o objectivo está em harmonia com os nossos valores. Se houver alguma coisa no objectivo que não vos deixa felizes, não vão ser congruentes para o alcançar.
  7. É atingível? Faça as suas Metas desafiantes e Realistas – O objectivo precisa de ter um tamanho adequado, se for muito grande precisa de ser segmentado em partes menores para poder perceber os impedimentos, se for muito pequeno e sem significado não o vai motivar para lhe dar a energia para a acção.
  8. Aumenta a minha escolha? – Há mais de uma maneira de chegar ao objectivo? Um objectivo que diminua as nossas escolhas provavelmente não está bem especificado, não está bem formulado.
  9. Que Recursos precisa? – Já os tem? Como vai conseguir obtê-los? Recursos internos (conhecimento, confiança, energia, determinação, disciplina, foco…) e Recursos Externos (dinheiro, tempo, tecnologia…).
  10. Entrar em Acção – Este é o passo mais decisivo para produzir os Resultados Desejados. Um objectivo sem um Plano não passa de um desejo. Meça regularmente o seu progresso para ter a certeza que está no caminho. O aprender está no fazer, e não se esqueça não há erro só feedback.
 Para ter sucesso é fundamental
  • Conhecer o Objectivo, entrar em Ação, ir monitorizando o seu progresso e saber se está a ir no sentido correto.
  • Ter Flexibilidade comportamental para fazer alterações no nosso próprio comportamento a cada momento.
  • O que se passa na vossa cabeça…? É isso que cria uma fisiologia e psicologia de excelência. Pensem no que querem, prestem atenção à vossa mente e tenham a certeza de que a vossa fisiologia (postura corporal,…) que têm é poderosa e positiva.
Lidamos sempre com um Estado Actual e um Estado Desejado. O Estado Actual é o resultado da nossa história pessoal, do nosso passado e faz com que estejamos onde estamos agora. O que fazemos em PNL, é diminuir a distância entre o Estado Actual e o Estado Desejado.
Sabendo isto, podemos escolher onde queremos estar. Se não o faz haverá sempre quem queira escolher por si.
O que distingue as pessoas que atingem o que desejam na vida são as escolhas que eles fazem. O bom de uma decisão é que pode sempre ser alterada com uma nova decisão. Cada decisão traz-nos um ensinamento. Assim se processa o crescimento: novas decisões em cima de decisões antigas, novos ensinamentos, novos caminhos.
Às vezes esquecemo-nos que temos capacidade de criar uma nova realidade. Poder ter controlo sobre a sua Vida.
Muitos de nós sentimos que nascemos com um propósito,
temos um grande PORQUÊ que nos ajuda a ultrapassar qualquer “como”.
Tome a decisão que o elevará a um novo patamar de excelência!

Graça Faria
Trainer em Programação Neuro-Linguística

Comentários