Pnl Futuro ou realidade ?!




  Esta manhã acordei com este artigo a ressoar no inconsciente, caminhando para a mente consciente, procurando a manifestação neste blog, que têm como ambição tornar-se uma fonte de recursos valiosa no campo do desenvolvimento pessoal.

  Portanto a PNL, identifica e muito bem a importância da mudança de estados num indivíduo. Logo podemos dizer que o estado particular com que nos encontramos irá fazer toda a diferença no objetivo que temos em mãos.
  
  O Coach/Terapeuta de PNL está munido com um arsenal poderosíssimo de ferramentas que presencialmente, pode atuar na mudança de estado seu cliente/Coachee. Até aqui tudo muito bem e tenho a certeza que a nível cientifico, existem estudos que confirmam estas mesmas palavras.

    O Cerne deste artigo " O que é que eu posso fazer, enquanto terapeuta de PNL, caso eu receba um telefonema da minha filha, que está na escola em estado ansioso, provocado pela exame que vai realizar na próxima hora ?". Não instalamos âncoras, círculo de excelência, etc previamente, até porque não foi um assunto antecipado em conversa de família...

  Ora muito bem, Robert Dilts no seu livro " Generative Collaboration, releasing the creative power of collective intelligence", fala-nos mais uma vez no estado COACH. A sua definição e que faz uma descrição fabulosa do processo é simples. Imaginem um telemóvel, esse magnífico aparelho têm memória ram, software instalado que lhe permite realizar um série de operações, limitadas claro pelas funções disponibilizadas pelo software instalado. Agora imaginem o que acontece, quando conectamos esse mesmo telefone à Internet " campo", passamos a ter um telefone ligado a uma enorme fonte de recursos, que vai disponibilizar com toda a certeza um número mais elevado de funções, não só para esse telemóvel, MAS ATÉ INFLUENCIAR OUTROS APARELHOS LIGADOS À INTERNET.

  Temos aqui parte da resposta. Se em estado COACH, estou conetado com o todo, poderei influênciar positivamente no estado da minha filha ? Ela está recetiva a essa alteração, uma vez que me solicitou apoio, certo? É  ecológico ? É eticamente aceitável ?

  O Ninjutsu, Arte Marcial praticada à cerca de um milénio, pelo menos nas escolas inseridas no sistema de estudo da Bujinkan, existem determinadas práticas energéticas, onde também é possível, perceber e realizar a conotação com algumas das práticas da PNL. 
  Um dos mudras " KAI ", praticados têm como objetivo permitir ao seu praticante detetar ou " sentir", "o meu sistema de representação cinestésico, fala mais alto", alterações no meio em que está envolvido. Robert Dilts (2016), volta a fazer referência a esta mesma situação, quando o Coach abre-se para o campo, mantendo aí toda a sua atenção e até a possibilidade de adicionar recursos ao campo.
  Encontrámo-nos portanto conscientes a um nível superior, ao apenas ao nosso físico. Poderíamos dizer que estamos envolvidos por uma bola enorme, que se coneta ao todo e com a capacidade de sentir qualquer alteração que aí se manifeste. 

  Será essa uma experiência subjetiva, ou passamos do subjetivo para o reconhecimento que realmente o campo, é tudo aquilo que nos envolve e está para lá de nós " Espiritualidade"?

Ainda seguindo esta linha de pensamento, a Generatividade é realizada ao nível do campo, quando um grupo de elementos abre-se à possibilidade de trabalhar a esse nível, gerando algo novo no processo. 1+1=3. O campo disponibiliza-nos os recursos necessários, de forma a criar-mos algo novo.

  Isto abriria enormes possibilidades. Um grupo de Penelianos "Coach Container", teria grandes capacidades para intervir até em casos de Cura Física.

  Alguém perguntou-me, qual a finalidade de criar uma segunda pele. Simples, basta pensar-mos a nível do campo, o que não poderá existir criado pelo pólo negativo... Uma segunda pele, para além de manter a nossa própria estrutura, ainda têm a capacidade de filtrar o restante. 

 Será então que o inconsciente está o tempo todo ligado ao campo, oferecendo a possibilidade de acordarmos com a respostas a alguns do enigmas da vida ?

 Qual é que será o futuro desta ferramenta maravilhosa, onde cada vez mais está a beber de campos como o Xamanismo ?

  Acredito que da forma como a PNL cria os seus modelos e estruturas, o futuro irá ser maravilhoso e cheio e novidades, para nós Penelianos, caso consigamos manter-nos em estado COACH e GENERATIVOS.

Elaborado por: Amatsu Tatara



    

Comentários